Colunistas Xandão

A difícil decisão de escolher o melhor cover

Estou naquele clima de ‘A Melhor Banda De Todos os Tempos da Última Semana’, dos Titãs. Não porque esteja ouvindo essa música. Mas porque estou escolhendo o destino de dois covers (ou releitura, regravação etc): um deles ficará em primeiro lugar em um ranking com o poder de mudar a vida de artistas, do fracasso total ao sucesso: o Ranking Xandão.

Ok, não vai mudar tanto. Ou melhor, não vai mudar nada. E nem será definitivo, porque daqui uns dias certamente irei mudar de opinião. Mas, voltando à dúvida desta semana, não sei se escolho um cover de Immigrant Song ou de Running Free como o melhor da história.

Quatro anos separam o lançamento das duas músicas. Immigrant Song, do Led Zepelin, foi regravada por Trent Reznor, do Nine Inch Nails, com vocais de Karen O, do Yeah Yeah Yeahs, como projeto para o filme ‘The Girl with the Dragon Tattoo’ (Os Homens que não Amavam as Mulheres), em 2011.

Já Running Free, do Iron Maiden, ganhou um cover com a banda Stone Sour, projeto de Corey Taylor, vocalista também da banda Slipknot. O grupo lançou dois álbuns em 2015, regravando clássicos de outras bandas.

Ouvi bastante as duas versões anteriormente. Mas, de uns dias para cá, nem lembro bem o porquê, surgiu Immigrant Song novamente em minha mente. E essa lembrança trouxe junto Running Free. Bem, está difícil curtir outra coisa há alguns dias.

Eu deveria descartar um fator para decidir quem vence essa batalha: vi o filme ‘The Girl with the Dragon Tattoo’ no cinema. E a música ‘Immigrant Song’ aparece logo na abertura, com um clipe perturbador e incrível, com todo aquele som que te envolve em uma sala de cinema.

Deveria descartar, mas não consigo. E aí, pensando bem, e ouvindo as duas mais algumas vezes, está decidido. ‘Immigrant Song’, de Trent Reznor com Karen O, é o melhor cover de todos os tempos. Sem dúvidas. Só não sei até quando.

Com essa decisão tomada, queria saber uma coisa: o que fazer com esse sentimento de traição ao ouvir Karen O detonando em Immigrant Song e pensando, ‘puta merda, é melhor do que o original!’?

Sobre o autor

Xandão

Xandão é zagueiro profissional, roqueiro e jornalista nas horas vagas. Mesmo que essas horas vagas ocupem de 9 a 10 horas por dia em trabalhos por aí, tipo Rádio Globo, UOL, R7 e MSN.