Especial

Conselhos de quem faz o rock acontecer

midsummer450_editada3Do que uma banda precisa? Músicas, muitas. E quando lançar um álbum? ‘Sempre depois’. E ‘com calma’. Os conselhos de Rodrigo Lariú para as novas bandas têm o peso de quem está há quase 30 anos acompanhando o universo da música independente no Brasil.

‘Apesar de o álbum não ser a primeira coisa que a banda precisa fazer, porque o cartão de visitas é outro, a banda precisa ter músicas. Muitas. Não adianta ter só quatro e achar que vai fazer alguma coisa com isso’, afirma o diretor do Midsummer Madness.

Nada impede, porém, que os músicos já se lancem no mercado, mesmo sem o álbum completo. ‘Se você tem quatro músicas, uma delas é sensacional, tem um super clipe, uma super versão, então já é o suficiente para colocar um EP na rua’, continua. ‘Mas o álbum é sempre depois’, completa Lariú.

Rodrigo Lariú acredita que as bandas precisam aprender com suas músicas. ‘As bandas odeiam quando falo isso, mas muito dificilmente elas são o melhor que têm para oferecer naquele momento. É um processo de maturação, de aprendizado. As bandas precisam ter um pouco de calma’, avalia.

Uma parte desse aprendizado acontece nos shows. ‘Toda banda vai achar que as 10 músicas que ela tem são maravilhosas. Mas precisa pegar o resultado e ver como ficou ao vivo. O álbum vem sempre depois’, repete o conselho.