Invasão Gringa

New Order ‘original’ vem ao Brasil. Mas separado

Hook durante show em setembro (Reprodução/Youtube)
Hook durante show em setembro (Reprodução/Youtube)

Cada um para seu lado. Desde que seja o lado do Brasil. A formação clássica do New Order estará no país no início de dezembro. No entanto, em shows separados. Enquanto o ‘novo’ New Order fará uma apresentação única em São Paulo, Peter Hook, ex-baixista da banda, irá se apresentar também no Rio e em Porto Alegre, além da capital paulista.

O dia 1º de dezembro será o mais marcante. O New Order, com os integrantes originais da banda Bernard Sumner, Stephen Morris e Gillian Gilbert, acompanhados por Phil Cunningham e Tom Chapman, irá tocar no Espaço das Américas, em São Paulo, às 23h.

Um pouco antes, às 22h, Peter Hook & The Light terão começado sua apresentação no Teatro Rival, no Rio de Janeiro. E não será apenas a distância entre as duas cidades que irá separar os ex-colegas. Muitas brigas, acusações e um processo de milhões de libras também estão no meio do caminho.

Hook deixou o New Order em 2007, anunciando para a imprensa que o grupo havia acabado. Mas, pouco tempo depois, Sumner e Morris soltaram um comunicado avisando aos fãs que, apesar da saída do baixista, a banda iria continuar. ‘Acho que após 30 anos, ele deveria ter discutido isso antes conosco. Ele não tinha o direito de dizer que a banda havia se separado’, disse Sumner, em entrevista à Billboard.

Depois da separação, houve um acordo para que Hook ficasse com 12,5% do faturamento do New Order. Mas o baixista acusa os ‘donos’ da banda de terem criado uma nova empresa para diminuir seus ganhos. E entrou com um processo contra Sumner e Morris.

O New Order com sua nova formação (Divulgação)
O New Order com sua nova formação (Divulgação)

Brigas à parte, os shows também terão uma pegada diferente. Hook tem excursionado com sua banda tocando álbuns de Joy Division e New Order na íntegra. Nesta pequena tour pelo Brasil, o grupo irá apresentar ‘Substance’, coletâneas lançadas em 1987 e 1988 com sucessos das duas bandas.

Já o New Order deve focar sua apresentação em seu último álbum, ‘Complete’, lançado em 2015. Mas clássicos do New Order, como Bizarre Love Triangle, Blue Monday, Crystal, e do Joy Division, como Love Will Tear us Apart, também devem estar presentes no show.

Depois da apresentação no Rio, Peter Hook & The Light ainda farão shows no dia 3 de dezembro, em Porto Alegre, e no dia 6, em São Paulo.

INGRESSOS

OUÇA COMPLETE, NOVO ÁLBUM DO NEW ORDER

Tags