Colunistas Xandão

Stairway to Taurus, Jimmy Page?

ledzep1Copiou ou não? O que importa para os fãs do Led Zeppelin o fato de a banda estar sendo processada, mais uma vez, por um suposto plágio? Talvez uma pequena decepção, mas não acredito que alguém vá deixar de escutar os clássicos do grupo britânico, principalmente Stairway to Heaven, a música que está dando origem à nova polêmica.

Spirit, Randy California e Taurus. Esses três nomes podem não ser tão conhecidos para os fãs de rock’n’roll como são Led Zeppelin, Jimmy Page, Robert Plant e Stairway to Heaven. Mas ele estão ligados em um julgamento que teve início nesta terça-feira em um tribunal de Los Angeles.

Os astros do Led Zeppelin estão sendo acusados de terem plagiado parte da música Taurus, composta por Randy California, um dos fundadores da banda Spirit. Segundo a alegação, os 2min37 de Taurus foram copiados na introdução de Stairway to Heaven.

Randy California, originalmente Randy Wolfe, ganhou esse apelido de Jimmy Hendrix, com quem teve contato ainda em sua adolescência. Virtuoso, fundou a Spirit, em Los Angeles, em 1967 com o baterista Ed Cassidy. Taurus aparece logo no primeiro álbum do grupo, no ano seguinte, e que leva o mesmo nome da banda.

Em sua defesa, Jimmy Page confessou ter o álbum Spirit em sua coleção, mas diz nunca ter ouvido a música antes do início do processo. ‘Eu não havia notado anteriormente o disco em minha coleção e não sei como e quando ele foi parar lá. Pode ter sido deixado por um convidado. Eu duvido que tenha estado lá por muito tempo, já que eu não o notei antes. Mas, novamente, sei que eu não havia ouvido Taurus antes de 2014’, afirmou o guitarrista.

Pesa contra o Led Zeppelin outros processos e acusações de plágio em suas canções. O grupo britânico já teve de alterar os créditos das clássicas Whole Lotta Love e Babe I’m Gonna Leave You, além de ter sido multado pela canção Daze and Confused.

A favor, está o pouco interesse do compositor de Taurus. Randy California, na realidade, morreu muito antes de a confusão ganhar os holofotes. Em 1997, o guitarrista foi sugado pelo mar no Havaí, conseguindo salvar seu filho de 12 anos, mas morrendo aos 46 anos de idade.

Há poucas referências sobre reclamações do próprio Randy sobre a suposta cópia do Led Zeppelin. Em uma edição da revista britânica Listener, o guitarrista comentou a ‘cópia’. ‘Se você ouvir as duas canções poderá fazer seu próprio julgamento. Eu diria que é um calote. E os caras fizeram milhões com a música e nunca disseram obrigado ou podemos te pagar algo por isso?’, reclamou Randy. A entrevista estaria, inclusive, no processo de acusação.

O processo está sendo tocado pelo advogado Michael Skidmore, quem cuida do espólio de Randy California. Estima-se, segundo alguns sites gringos, que o processo poderia custar até US$ 40 milhões ao Led Zeppelin.

COMPARE

Sobre o autor

Xandão

Xandão é zagueiro profissional, roqueiro e jornalista nas horas vagas. Mesmo que essas horas vagas ocupem de 9 a 10 horas por dia em trabalhos por aí, tipo Rádio Globo, UOL, R7 e MSN.