Invasão Gringa

Sucesso do ‘The Voice’ ou do último álbum?

kaiser_editada6Era março de 2014. O jornal britânico ‘The Guardian’ lançava uma questão: ‘Kaiser Chiefs ainda convence?’. Esse era o título do review sobre o quinto álbum da banda, ‘Education, Education, Education & War’. Passaram-se poucos dias para o mesmo jornal responder: o álbum era o número um das paradas britânicas.

No entanto, essa volta ao topo no país depois de sete anos, teve muito além da simples qualidade das músicas do quinteto liderado por Ricky Wilson. Mas contou bastante com a ajuda da popularidade que o próprio Wilson obteve nos anos anteriores como um dos jurados do programa ‘The Voice’ britânico.

Independentemente do que tenha levado o Kaiser Chiefs ao topo, o resultado deu novo fôlego à banda. Além de ter perdido seu baterista e um dos líderes do grupo, Nick Hodgson, pouco mais de um ano antes, o grupo vinha de um álbum, ‘The Future is Mediaval’, que havia atingido apenas a 10ª posição nas paradas.

No entanto, ‘EEE&W’ perdeu força com o tempo – a força de Wilson no ‘The Voice’? Nos últimos shows, o álbum tem sido pouco representado, com três ou quatro músicas. A base das apresentações voltou a ser os dois primeiros discos lançados pelo Kaiser Chiefs – ‘Employment’ e ‘Your Truly, Angry Mob’.