Colunistas Juliano Barreto

Você só odeia segunda-feira porque não trabalha na NPR

Daqui a pouco, no finalzinho de Abril, os “Tiny Desk Concerts” da National Public Radio (EUA) completam 10 anos. O nome da série de gravações ao vivo já é auto-explicativo, mas vale a pena fazer um post só para elogiar o dono da ideia, Bob Boilen, e a quantidade de shows legais que ele conseguiu agilizar nesse tempo.

Criador do excelente programa “All Songs Considered”, Boilen é o nerd da música mais generoso do mundo. Não bastando ser onisciente, o veterano radialista tem paixão por descobrir e compartilhar seus achados nos mais diversos gêneros.

O folk e o indie rock têm preferência, sim, mas tanto no “All Songs Considered” quanto nos “Tiny Desk Concerts” é possível ouvir artistas consagrados e novatos tocando de hip hop até heavy metal e eletrônico.

Boilen não é fã de um gênero. Ele é fã de música boa. E música boa você tem que ouvir prestando atenção.

Foi por isso que em 2008, durante o festival SXSW, no Texas, Boilen desistiu de assistir a um show da cantora Laura Gibson no meio da apresentação e teve a ideia maluca e maravilhosa: Por que em vez de tentar ouvir a moça cantar em um lugar barulhento e cheio de gente falando alto, não a colocamos para tocar no aconchego da minha mesinha?

A ideia virou realidade. Laura topou levar sua voz e seu violão para a mesa de Boilen e fez uma apresentação intimista, na base do talento, sem interrupção, amplificadores ou outros artifícios.

Depois disso, mais de 500 artistas já passaram pela mesma mesinha (Adele, Angel Olsen, Tom Jones, Billy Corgan, Alt-J, St.Vincent, Hanson e até Rodrigo Amarante), transformando a redação da NPR em Washington D.C. no melhor lugar do mundo para um fã de música trabalhar (talvez menos no dia do Rodrigo Amarante).

Já pensou que, em vez de ter aquele colega imbecil falando coisas óbvias sobre trânsito, política e Big Brother, você chegasse para trabalhar e desse de cara com a Courtney Barnett mostrando as músicas do próximo disco dela?

Que tal seria levantar para pegar um café e na volta ouvir uma lenda como Booker T. Jones tocando “Green Onions”

Pois é. Toda semana alguns sortudos da NPR têm experiências desse tipo. Para sorte dos outros mortais, que tem que aturar as colegas dando broncas nos maridos enquanto falam alto no celular, ao menos existe a longa lista de Tiny Desk Concerts no Youtube e no site da NPR. É um melhor que o outro. Mas vou listar os meus cinco* preferidos, para você já ter uma ideia:

#1 – Jakob Dylan – “Nothing but The whole wide world”
#1 – Courtney Barnett – “Avant Gardener” (*empatado em primeiro!)
#2 – The Cranberries – “Linger”
#3 –  Booker T. Jones – “Green Onions”
#4 – Polyphonic Spree – “Happy Xmas (War is Over)”
#5 – Wilco – “Dawned On Me”

Sobre o autor

Juliano Barreto

Juliano Barreto é jornalista e autor da biografia “Mussum Forévis – Samba, Mé e Trapalhões”. Trabalhou como programador multimídia, repórter, editor e redator-chefe em diversas publicações impressas e digitais, passando pela Folha de S. Paulo, Editora Abril e Microsoft do Brasil. Entre 2006 e 2016, manteve, com a colaboração de amigos, o blog www.resenhaem6.com.br, postando avaliações de filmes, livros, discos e restaurantes —sempre em seis linhas ou menos.